Awen /I\

Esta pequena palavra galesa é usada no druidismo em sua língua original por ser de difícil tradução. Outro motivo de mantê-la sem traduzir é devido à sua sonoridade, normalmente entoada nos rituais na forma de um poderoso mantra. Seu significado é “inspiração que flui”. Nas palavras de Phillip Shalcrass (líder da BDO) awen é "aquela estranha sensação de formigamento que nos domina ao contemplarmos uma bela peça de arte, ao ouvirmos uma linda canção pela primeira vez, ao vermos o rosto da pessoa que amamos”, enfim, é a sensação de vida que nos arrebata ao permitirmos que nossas sensações se manifestem através de nosso corpo. Esse fluxo de inspiração que jorra (outra definição para awen) não deve ficar represado, deve se transformar em ação. Um dos desafios para o druida moderno é justamente esse: transformar inspiração em ação. Esse jorro pode brotar também de um momento de ódio e indignação. Podemos produzir um lindo quadro ou uma bela poesia depois de sermos arrebatados pela visão de um estonteante pôr-do-sol, da mesma forma que, ao vislumbrar um rio poluído, podemos nos encher de coragem para protestar e tomar alguma atitude que altere essa condição do rio.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O que é Xamanismo?

 Etimologia
 
A palavra xamanismo segundo teses pode ter sido um desdobramento da palavra "saman" aparentada com o termo sânscrito "sramana" , que significa "homem inspirado pelos espíritos" ou de duas raízes: Sa (saber ou ver) e Man (pessoa, homem).
Origem é da tribo Tungus na Sibéria, foi adotada pelos antropólogos para denominar pessoas que desempenham funções específicas dentro das práticas religiosas, de saúde e de aconselhador.

História - variedade de culturas primordiais.

Colonizada pelos russos no século XVI, a Sibéria é o berço do xamanismo clássico. Mais de 50 tribos , divididas em 3 etnias
principais, praticavam os rituais como religião.


Filosofia

Provavelmente, é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade. É um conjunto de crenças ancestrais que, resgata a relação sagrada do homem com o Planeta. Muitos autores reconhecem no xamanismo, a raiz pré-histórica de todas as religiões – é o que afirma o antropólogo americano Weston La Barre. E, o que não se pode refutar é que, em toda parte do Planeta são observados rituais e crenças idênticas ou semelhantes às dos xamãs siberianos. Eles tratam os doentes, profetizam, realizam ritos a natureza, e adentram na prática do êxtase.
O antropólogo americano Michael Harner define como "uma grande aventura mental e emocional." O xamã estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, equilíbrio, saúde, paz e tranqüilidade. Segundo a visão antropológica, xamã é o curador, o sacerdote da tribo que "viaja" por diversos mundos para obter informações para poder ajudar as pessoas.
Notas

O termo xamanismo hoje é empregado para a maioria das práticas religiosas voltadas a antigas crenças/ crenças tribais, muito embora sua origem seja restrita a nomenclatura siberiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário