Awen /I\

Esta pequena palavra galesa é usada no druidismo em sua língua original por ser de difícil tradução. Outro motivo de mantê-la sem traduzir é devido à sua sonoridade, normalmente entoada nos rituais na forma de um poderoso mantra. Seu significado é “inspiração que flui”. Nas palavras de Phillip Shalcrass (líder da BDO) awen é "aquela estranha sensação de formigamento que nos domina ao contemplarmos uma bela peça de arte, ao ouvirmos uma linda canção pela primeira vez, ao vermos o rosto da pessoa que amamos”, enfim, é a sensação de vida que nos arrebata ao permitirmos que nossas sensações se manifestem através de nosso corpo. Esse fluxo de inspiração que jorra (outra definição para awen) não deve ficar represado, deve se transformar em ação. Um dos desafios para o druida moderno é justamente esse: transformar inspiração em ação. Esse jorro pode brotar também de um momento de ódio e indignação. Podemos produzir um lindo quadro ou uma bela poesia depois de sermos arrebatados pela visão de um estonteante pôr-do-sol, da mesma forma que, ao vislumbrar um rio poluído, podemos nos encher de coragem para protestar e tomar alguma atitude que altere essa condição do rio.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O que é Paganismo?

                      
Origem da Palavra

Segundo o Dicionário Latim-Português editado pelo professor Otávio de Queiroz em 1956, a palavra Paganus significa apenas aldeão, gentio. Pagus é o nome para aldeia, povoação. Outra palavra do mesmo dicionário é Paganicum, propriedade rural, quinta.
Paganus é uma palavra latina, do tronco lingüístico romano, proveniente da Roma Antiga, e que permanece nos dias de hoje mantendo de certa forma sua mesma acepção primitiva.

O conjunto das crenças e praticas religiosas dos pagus eram então chamadas de paganitas ou paganatis, o nosso conhecido paganismo.

Religiosidade


Paganismo seria todo culto fortemente influenciado pelos ciclos da natureza, que reconhece o poder do homem em influenciar os acontecimentos (magias, feitiços e ritos para se obter determinados objetivos) e que cultuava um variado número de divindades (polisteísmo) como representação das forças e dos elementos existentes em suas vidas, além do culto aos mortos tido como ancestrais ou fraternais.

História

Segundo Peter Brown, autor do clássico L'essor du Christianisme Ocidental, o termo teria origem na oposição entre a religiosidade da metrópole romana (Urbes - Urbano), na época já dominada pelo cristianismo, e as vilas e aldeias campesinas (Paganus - Campo), que ainda mantinham seus cultos de fertilidade, ligados aos ciclos de colheita e às antigas divindades da Terra. Partindo dessa premissa, enquanto o cristianismo dominava a capital do império romano, ou seja, Roma, as primitivas crenças politeístas e bucólicas do povo do campo ainda eram mantidas.
Portanto os que não eram cristãos (pagãos) não eram doutrinados e portanto não batizados e assim chegamos ao termo de pagão = a não batizado.

Notas

Paganismo é um termo que veio do latim e serve de rótulo para as crenças da natureza que cultuam deuses e ancestrais, é a base de muitas religiões tal como o druidismo, bruxaria, candomblé, hinduísmo, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário