Etimologia
A palavra xamanismo segundo teses pode ter sido um desdobramento da palavra "saman" aparentada com o termo sânscrito "sramana" , que significa "homem inspirado pelos espíritos" ou de duas raízes: Sa (saber ou ver) e Man (pessoa, homem).
Origem é da tribo Tungus na Sibéria, foi adotada pelos antropólogos para denominar pessoas que desempenham funções específicas dentro das práticas religiosas, de saúde e de aconselhador.
Origem é da tribo Tungus na Sibéria, foi adotada pelos antropólogos para denominar pessoas que desempenham funções específicas dentro das práticas religiosas, de saúde e de aconselhador.
História - variedade de culturas primordiais.
Colonizada pelos russos no século XVI, a Sibéria é o berço do xamanismo clássico. Mais de 50 tribos , divididas em 3 etnias
principais, praticavam os rituais como religião.
Filosofia
Provavelmente, é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade. É um conjunto de crenças ancestrais que, resgata a relação sagrada do homem com o Planeta. Muitos autores reconhecem no xamanismo, a raiz pré-histórica de todas as religiões – é o que afirma o antropólogo americano Weston La Barre. E, o que não se pode refutar é que, em toda parte do Planeta são observados rituais e crenças idênticas ou semelhantes às dos xamãs siberianos. Eles tratam os doentes, profetizam, realizam ritos a natureza, e adentram na prática do êxtase.
O antropólogo americano Michael Harner define como "uma grande aventura mental e emocional." O xamã estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, equilíbrio, saúde, paz e tranqüilidade. Segundo a visão antropológica, xamã é o curador, o sacerdote da tribo que "viaja" por diversos mundos para obter informações para poder ajudar as pessoas.
Notas
O termo xamanismo hoje é empregado para a maioria das práticas religiosas voltadas a antigas crenças/ crenças tribais, muito embora sua origem seja restrita a nomenclatura siberiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário